Como evitar SPAM nos comentários do seu Blog (WordPress)

Spans não vêm apenas em e-mails. Quando se tem um blog, com comentários disponíveis, é comum você receber vários comentários que não são pertinentes a seu post. São spans (propagandas de outros sites, produtos, ou apenas brincadeiras). Isso sempre irrita, pois temos que “moderar” sobre estes comentários, apagando-os, a toda hora, em vez de gastar nosso tempo com comentários verdadeiros.

Geralmente estes spans são gerados por “robôs”, que entram em vários blogs para deixar sua mensagem. Procurei algumas soluções e encontrei um “plugin” que está sendo eficiente até agora. Este plugin gera um “Captcha“, ou seja, aquela imagem com letras e números que você tem que digitar o equivalente em um campo. Isso resolve, pois um “robô eletrônico” não tem olhos para ver a imagem, interpretá-la e digitar o equivalente no campo correpondente (pelo menos, por enquanto). O nome do plugin é “SI Captcha Anti-spam”.

No painel de controle do Worpress, clique em “plugin” e “adicionar novo”.

No campo pesquisar, digite o nome do plugin (SI Captcha Anti-spam). É o primeiro que aparece. Selecione “instalar agora” (como já instalei, na minha imagem aparece como ‘instalado’).

 Selecione “instalar agora”. Depois de instalado, é necessário ativá-lo. Após ativá-lo, você pode configurar as opções, que ficam em plugins (Opções SI Captcha). O plugin é gratuito, mas se você gostou dele e foi útil, pode fazer uma doação ao desenvolvedor.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento popular internacional que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Na última década do século 20, a “Fundação Susan G. Komen for the Cure” distribuiu um laço cor de rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que o uso da cor rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Fonte: www.outubrorosa.org.br

Thumbnail padrão para seu site ou blog

Thumbnails são versões reduzidas de imagens (miniaturas) usadas para facilitar a busca ou o reconhecimento de uma fonte. O Facebook, por exemplo, utiliza thumbnails quando compartilhamos um site ou blog. Geralmente escolhe as imagens presentes no link compartilhado para usar como thumbnail. Se um link tiver mais de uma imagem, você pode escolher qual deseja para thumbnail, ou optar por nenhuma.

Mas nem sempre as imagens que aparecem são as que gostaríamos que fossem visualizadas. Uma vez compartilhei um link de texto do meu site e a única imagem disponível foi a de um botão, que nada representava. Foi então que pesquisei e aprendi como colocar um código para um thumbnail padrão, para quando isso acontecer.

Crie sua imagem padrão e faça o upload dela. Em seu site ou blog, insira entre as tags <head></head> o comando:
<link rel=”image_src” href=”caminho da imagem/nome da imagem.gif” />

Como inserir um favicon na sua página

Favicon é um um pequeno ícone, com 16 x 16 pixels, no formato “ico“, e podem ser visualizados na barra de endereços e nas abas dos navegadores. Isso dá mais acessibilidade ao internauta na busca de um site em uma lista ou barra de abas. Se você ainda não entrou em um site (que está em seu bookmarks) ou se ele não possuir um favicon, o navegador exibe um imagem padrão.

Para adicionar um favicon no seu site ou blog, a primeira coisa a se fazer é ter a imagem “.ico”. Geralmente é usado o logotipo da empresa (ou partes reconhecíveis dele), ou outra imagem característica. Lembre-se que é uma imagem muito pequena, e muitos detalhes podem ser perdidos. Alguns navegadores aceitam imagens GIF, PNG ou JPG, mas para ter uma visualização em qualquer navegador, use sempre uma imagem “ICO”. Com a imagem criada, você precisa gerar o arquivo “.ico”. Existem softwares gratuitos na internet que podem fazer isso, como o Logaster. Eu prefiro usar o próprio Photoshop, mas é preciso instalar o plugin “ICOFormat“, que você também encontra download gratuito. Então, em  ‘Salvar Como’ (Save as), escolha o formato ‘ICO (Windows Icon)‘.

Nos seus arquivos do site, ou do blog (header), insira dentro das tags <head></head> o comando:
<link rel=”shortcut icon” href=”caminho da imagem/sua imagem.ico”/>

A imagem favicon não aparecerá se você estiver trabalhando off-line, visualizando no navegador os arquivos do seu computador. Faça o upload dos arquivos e seu favicon criado será visualizado.