Como fotografar a tela do Ipad, Iphone e Mac

É sempre bom saber fotografar a tela do computador, seja para mostrar a alguém como está visualizando algum trabalho / site, ou para ter um registro de algum bug. Ou até mesmo simplesmente para capturar uma imagem em baixa (de um vídeo ou foto) para usar em seu blog ou projeto para web (de acordo com os devidos direitos autorais).

Para quem usa Mac, pode-se capturar a tela de 2 formas. Com o “command shift 3”, onde é fotografada toda a tela de trabalho, incluindo monitores compartilhados; ou com “command shift 4”, onde pode-se selecionar a área a ser fotografada (clique com o mouse, mantendo pressionado o botão e selecione a área, ao soltar o botão, esta área é fotografada). O arquivo gerado é um PNG, com 72 DPI, mesma dimensões em pixels de seu monitor, e é salvo no desktop, com data e hora da captura.

Dica: Se você pressionou “command shift 4″ e por algum motivo não desejar mais capturar a tela, basta dar um clique em qualquer lugar que a opção é cancelada.

Para quem deseja capturar a tela do Ipad ou Iphone, basta manter pressionado o “botão liga/desliga” e apertar o “botão home”. Assim como no Mac, ouve-se um som de “máquina fotográfica”, e o arquivo gerado pode ser encontrado no “photos” (também em PNG, com 72 DPI e dimensões em pixels conforme a tela de seu device).

[Isso é muito bom para capturar um e-ticket de passagem aérea, por exemplo. Você pode mostrar a tela fotografada para leitura do código, sem precisar estar conectado à internet]

Acentos no Ipad e Iphone

Muitos usuários de Ipads e Iphones têm problemas para usar acentos e cedilha, pois não há um layout de teclado “português” do Brasil no sistema.

Recentemente encontrei no site da Macworld como fazer acentos e cedilha. É tão simples que até senti vergonha de nunca ter tentado. Com o teclado acionado, basta pressionar e segurar a letra e logo aparece acima opções de uso desta letra, com acentos, e no caso do “C”, com “Ç”. Deslize o dedo para a opção desejada.