Como colocar sidebar em single posts no tema twentyeleven

Eu preparei o visual do meu blog a partir do tema Twentyeleven, da equipe WordPress, por ter um layout clean, ser bem atrativo e funcional. Mas uma das coisas que me deparei é que para posts simples, ele não possui “sidebar“. O sidebar é essa barra lateral, que no meu blog está à direita, com widgets e acessos ao blog. O primeiro passo é abrir o arquivo ‘single.php‘ e inserir o comando  <?php get_sidebar(); ?> logo antes do comando que chama o rodapé (<?php get_footer(); ?>). Claro, levando-se em conta que o CSS já está acertado para essa visualização. Faça o mesmo com o arquivo ‘page.php‘.

Com isso, os posts simples ficam com o sidebar, mas deslocado no fim da página, e não como deveria. Pesquisando na net encontrei 3 soluções para resolver este problema. A primeira é perfeita se você está desenvolvendo seu tema no próprio ‘Twentyeleven’, mudando seu visual a partir do painel do WordPress. Basta você instalar o plugin ‘Twenty Eleven Theme Extensions‘. Com o plugin instalado e ativado, entre outras funções, ele permite inserir sidebar em ‘single posts’ e ‘pages’.

Theme Extensions Twentyeleven

Mas se você estiver preparando um novo tema, baseado no Twentyeleven, há 2 outras soluções. A primeira é remover no arquivo CSS (style.css) tudo que contenha “singular”.

A outra forma é abrir o arquivo ‘functions.php‘ e apagar a seguinte linha de comando (está quase no final, lá pela linha 605):

if ( is_singular() && ! is_home() && ! is_page_template( ‘showcase.php’ ) && ! is_page_template( ‘sidebar-page.php’ ) )
$classes[] = ‘singular’;

Pronto, seu tema baseado no Twentyeleven está com sidebar nos ‘single posts’ (e pages) na lateral que você escolher. Mas não se preocupe se em dispositivos móveis, como  Ipads e Iphones, o slidebar continuar abaixo, após o post. Isso acontecerá também com ‘index’ e ‘pages’, pois o tema trabalha com ‘responsive width‘. Isso quer dizer que ele tenta deixar o texto de leitura com a maior visibilidade possível na largura (width) para os leitores destes dispositivos.

Seja bem-vindo ao meu blog!

Como primeira publicação, falarei um pouco sobre mim e porque criei este blog. Sou ilustrador, designer gráfico e web designer. Minha carreira profissional teve início em 1988, quando fiz um curso de artes gráficas na Gráfica Bradesco. A partir deste curso, fui chamado para trabalhar no Banco Bradesco, em uma espécie de ‘house’ que cuidava de materiais promocionais dos Cartões Bradesco e editava um tarifário de hotéis anualmente. Trabalhávamos da maneira antiga, com pranchetas, naquim, réguas, past-ups, overlays. Meu gerente era uma pessoa de visão e trouxe para a empresa o que acredito que foram os primeiros computadores Macintosh do Bradesco. Participei então da transição das pranchetas para a computação gráfica, utilizando as primeiras versões do falecido Page Maker (comprado depois pela Adobe e hoje com seu sucessor InDesign). Nessa época, financiando pelo Bradesco, fiz o curso de Ilustração pela Escola Panamericana de Arte.

Em 1995, saí do banco e fiquei sócio da empresa Paper & Publisher, fundada por um amigo do Bradesco. A empresa desenvolvia trabalhos de editoração eletrônica. Aprendi muito com meu sócio, um profissional incrível, não apenas sobre design gráfico, mas também sobre negócios, reuniões, orçamentos, despesas, liderança. Trabalhar com clientes diferentes, com diferentes padrões estéticos, me ajudou a desenvolver uma necessária versatilidade artística. Nessa mesma época, eu cursava “Produção Editorial” na hoje “Universidade Anhembi Morumbi”. Conheci pessoas maravilhosas na faculdade, que sempre me ajudaram muito profissionalmente. Um desses amigos possuía um jornal local em Embu das Artes, chamado Fato Expresso. Meus primeiros trabalhos como ilustrador freelancer foram preparando tiras de quadrinhos e passatempos para esse jornal.

Eu sempre adorei design gráfico, mas em certo ponto, senti também a necessidade de desenvolver mais meus trabalhos de ilustração e quadrinhos. A empresa estava voltando sua atenção para produção gráfica, com impressão em plotter. Considero um investimento acertado do meu sócio na época, mas eu não me sentia encaixado naquele cenário. Em 1998, eu abri meu próprio estúdio de arte e tenho desenvolvido trabalhos de ilustração, para internet, revistas, jornais; história em quadrinhos para empresas; design gráfico, diagramando jornais, informativos e revistas; e web design, criando e desenvolvendo páginas para internet.

Durante todos os anos em que trabalho em meu estúdio, sempre recorri a pesquisas na internet para encontrar alguma solução para um projeto de trabalho. Sou muito grato a todas os profissionais que sempre compartilharam seus conhecimentos, sobretudo em blogs.

Pretendo fazer o mesmo, dividindo com os leitores o que aprendi sobre meu trabalho com professores, amigos, clientes e claro, com pesquisas na internet. Não tenho a pretensão de assumir que tudo que eu escreverei é a forma mais correta, fácil ou única de fazer um trabalho ou resolver uma questão. Minha intenção é divulgar o que para mim funcionou em dado momento, atendendo ao que o cliente necessitava. Ainda hoje me deparo com um antigo projeto qualquer, e percebo que este poderia ter sido executado de uma forma mais adequada, o que teria me proporcionado um trabalho menos exaustivo, ou facilitado uma possível alteração futura de um cliente. Como profissionais, temos que admitir que estamos em constante aprendizado, de novas técnicas, ferramentas, em compasso com a tecnologia e, para nós artistas, com novas tendências estéticas. Então, a dica que eu possa escrever hoje, poderá não ser mais adequada daqui a algum tempo, ou algum leitor possa conhecer formas mais corretas ou diferentes de chegar na mesma solução. Para estes leitores, ficarei muito grato se postarem seus comentários, apontando outras técnicas ou mencionando se eu ajudei de alguma forma.

Além disso, pretendo também usar meu blog para divulgar meu trabalho de quadrinhos, postando algumas tiras e histórias, antigas e novas. Ficarei contente e ansioso pelos seus comentários.

Muito obrigado por ler até o final. Espero poder ajudar com dicas profissionais e entreter com meus quadrinhos. Até a próxima publicação.