Adobe Creative Cloud

Os softwares da Adobe agora usarão o conceito de “Cloud”. Isso não significa que você usará os softwares a partir de um browser, nem que deverá estar sempre conectado à internet para usá-los. Basicamente,  a instalação do software é como sempre foi. Você instala na sua máquina e pode usar sem estar conectado à internet. O que muda é que, pelo menos de tempos em tempos você deve se conectar para o software “saber” que você tem permissão para continuar a usá-lo.

Até agora, você comprava um software, ou pacote de softwares, instalava em sua máquina e poderia usá-lo sempre, você tinha o direito de usar aquela versão até o final da sua vida. De tempos em tempos, geralmente a cada 18 meses, você poderia desembolsar uma boa quantidade de dinheiro e adquirir o upgrade, para ter seu software atualizado.

O que muda agora, com o uso da Cloud, é que você não compra a licença de uso, mas faz uma ASSINATURA para uso desta licença. O software passa  a ser um serviço. Anualmente deve-se renovar esta assinatura para continuar a usar o software. Com esta mudança temos vantagens e desvantagens. Vamos lá:

Vantagens:

  • Você sempre usará a versão mais nova do software. Com a assinatura de uso, sempre que a Adobe tiver uma versão mais nova, você pode instalá-la sem custos adicionais.
  • Uso de todos os softwares Creative da Adobe. Particularmente achei isso fantástico. Antes, por razões financeiras, você tinha que optar  por um pacote que supria suas necessidades básicas, mas sempre crescia os olhos em outros programas, no meu caso, os de edição de vídeo. Com a assinatura, você tem acesso a todos os programas, por um custo bem menor do que se quisesse adquirir a licença, como antes.
  • Acesso a outros serviços Adobe, como espaço de até 100 GB na Cloud; compartilhar seus trabalhos com outros profissionais (mesmo que em desenvolvimento, para ter sugestões e críticas); hospedagem de sites no provedor Adobe; uso de várias fontes de letras disponibilizadas pela Adobe; criação e gerenciamento de seu portfólio; entre outras.
  • Custo reduzido EM RELAÇÃO a compra dos pacotes
  • Pode-se usar Mac ou PC (logicamente dependendo da máquina que você está trabalhando ele irá fazer o download apropriado para ela – mac ou pc, mas se seu PC der pau e você comprar um Mac, por exemplo, pode baixar e instalar os softwares). Antigamente você comprava a licença própria e única para seu tipo de máquina.
  • Promoção para quem já é cliente de produtos Adobe (versões a partir do CS3), até 31 de agosto de 2013.

Desvantagens:

  • Primeiro de todas: preço! Enquanto nos Estados Unidos, para empresas, você tem a assinatura por um pagamento mensal de US$ 69,99 mais impostos (US$ 39,99 para clientes Adobe), e para pessoa física US$ 49,99 mais impostos (US$ 29,99 para clientes Adobe); aqui no Brasil esse valor chega a US$ 1.189,00 (US$ 655 para clientes Adobe), e não encontrei a assinatura mensal, podendo ser parcelada no máximo em 3 vezes sem juros.
    (Comentário a parte: a Adobe deveria atualizar o site brasileiro colocando os preços reais do Brasil, e não apenas uma tradução do site em inglês. Coitado dos revendedores brasileiros que têm que explicar aos clientes por quê no site aparentemente o valor parece ser bem mais em conta)
  • Se você não puder renovar sua assinatura, fica sem poder usar o software.

Com tudo isso, ainda acho viável aderir ao serviço. Visto também que a Adobe não irá mais comercializar a venda da licença, para usar os softwares você terá mesmo que fazer por meio da assinatura de todo jeito. A melhor maneira é aproveitar a promoção até dia 31 de agosto de 2013. Assim como um carro que você compra e sabe que tem que pagar o IPVA todo ano, você terá que renovar anualmente sua assinatura, com a vantagem que o uso do software deve gerar lucros para sua empresa com muitos trabalhos (o que todos esperamos!!!!).