Como inserir um favicon na sua página

Favicon é um um pequeno ícone, com 16 x 16 pixels, no formato “ico“, e podem ser visualizados na barra de endereços e nas abas dos navegadores. Isso dá mais acessibilidade ao internauta na busca de um site em uma lista ou barra de abas. Se você ainda não entrou em um site (que está em seu bookmarks) ou se ele não possuir um favicon, o navegador exibe um imagem padrão.

Para adicionar um favicon no seu site ou blog, a primeira coisa a se fazer é ter a imagem “.ico”. Geralmente é usado o logotipo da empresa (ou partes reconhecíveis dele), ou outra imagem característica. Lembre-se que é uma imagem muito pequena, e muitos detalhes podem ser perdidos. Alguns navegadores aceitam imagens GIF, PNG ou JPG, mas para ter uma visualização em qualquer navegador, use sempre uma imagem “ICO”. Com a imagem criada, você precisa gerar o arquivo “.ico”. Existem softwares gratuitos na internet que podem fazer isso, como o Logaster. Eu prefiro usar o próprio Photoshop, mas é preciso instalar o plugin “ICOFormat“, que você também encontra download gratuito. Então, em  ‘Salvar Como’ (Save as), escolha o formato ‘ICO (Windows Icon)‘.

Nos seus arquivos do site, ou do blog (header), insira dentro das tags <head></head> o comando:
<link rel=”shortcut icon” href=”caminho da imagem/sua imagem.ico”/>

A imagem favicon não aparecerá se você estiver trabalhando off-line, visualizando no navegador os arquivos do seu computador. Faça o upload dos arquivos e seu favicon criado será visualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>